Antes de começar a fazer qualquer coisa, é preciso descobrir em qual unidade do sistema o pendrive está. Para isso, abra um terminal e execute o seguinte comando:
lsblk
Isso irá listar todos os discos conectados em seu sistema. Atente para o fato de que o comando lsblk lista todos os discos, não apenas drives USB. Preste muita atenção à saÃda, pois é fácil confundir um disco rÃgido com uma unidade flash.
Removendo blocos defeituosos da unidade USB com fsck
Para remover os blocos de arquivos corrompidos da unidade flash USB, abra uma janela de terminal e digite o comando abaixo, ajustando a parte /dev/sdc1 para o que foi encontrado no seu sistema.
sudo fsck /dev/sdc1
Para remover o bloco de arquivo incorreto, execute o comando fsck em uma partição especÃfica (por exemplo, /dev/sdc1) ou em todo o disco (por exemplo, /dev/sdc).
Uma vez concluÃdo, a unidade USB terá uma partição saudável novamente e estará totalmente operacional no Linux.
Como zerar a unidade USB
Sabendo qual é a unidade, abra um terminal e execute o seguibnte comando (sempre lembrando de ajustar a parte /dev/sdc para o que foi encontrado no seu sistema
sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdc1
Criando um novo sistema de arquivos
Zerar uma unidade USB (ou qualquer dispositivo para esse assunto) torna os dados nele totalmente inúteis. Isso significa que você precisará criar uma nova partição de dados. Escolha um sistema de arquivos e, em seguida, execute um dos comandos abaixo (de acordo com a sua necessidade).
Fat32 (para usar em Windows e Linux)
sudo mkfs.msdos -I -f 2 /dev/sdc1
NTFS (para usar em Windows e Linux)
sudo mkfs.ntfs -f /dev/sdc1
Ext4 (para usar apenas em Linux)
sudo mkfs.ext4 -f /dev/sdc1
Por fim, certifique-se de que as alterações sejam sincronizadas com o pendrive antes de removê-lo:
sync
Fonte
1 Comentários
Bom!
ResponderExcluir