Como evitar o superaquecimento em computador com Linux


Um dos problemas enfrentados por muitos usuários é o superaquecimento em seu notebook, especialmente quando se joga ou quando estamos usando um software que requer mais do desempenho do nosso sistema. Para evitar isso, os desenvolvedores do Open Source Technology Center da Intel desenvolveram térmica Linux Daemon (Thermald) uma ferramenta que monitora e controla a temperatura do processador, evitando o superaquecimento da CPU, sem um impacto significativo sobre o desempenho do sistema simplesmente usando algumas técnica apresentada pela Intel disponível no nosso kernel Linux.
Nós apresentamos o Thermald que pode aplicar vários métodos de resfriamento quando a temperatura atinge um certo limite, não podemos notar uma diferença durante o uso normal. Thermald é uma ferramenta já disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu 14.04 em diante, mas vale lembrar que podemos usar este guia nas versões anteriores, lembre-se também que ele só funciona em processadores Intel e AMD. Observe que, para o uso adequado do Thermald vamos ativar o driver intel_pstate que gerencia o desempenho da arquitetura da CPU da Intel Sandy Bridge, Ivy Bridge e outros. 

Para ativar Thermald no Ubuntu e derivados devemos primeiro ativar intel_pstate ativá-lo a partir do gerenciador de boot GRUB e para fazer isso basta digitar em um terminal: 
sudo nano /etc/default/grub

Agora habilite a linha:
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash intel_pstate=enable"

Que vai ficar como a imagem abaixo:
Como evitar o superaquecimento em computador com Linux! Resolva de forma fácil!

Vamos agora atualizar o Grub:
sudo update-grub

Vamos agora reiniciar alguns serviços:
cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_driver

Se estiver tudo correto execute o seguinte:
cpupower frequency-info

Agora vamos instalar o thermald que vai nos dar uma força extra nessa tarefa:
sudo apt-get install thermald 


Postar um comentário

0 Comentários